UEA: reitor participa de fórum internacional da Amazônia nos EUA

Meio ambiente, cultura amazônica, mudanças climáticas e desenvolvimento sustentável foram temas em pauta

Mariane Veiga

Publicado em: 22/03/2024 às 20:32 | Atualizado em: 22/03/2024 às 20:54

O reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), André Zogahib, participou do Fórum Internacional da Amazônia Adalberto Carim, na Southeast Missouri State University, nos Estados Unidos.

O evento, de 18 a 20, debateu temas como meio ambiente, cultura amazônica, mudanças climáticas e desenvolvimento sustentável na região.

Palestras, apresentações de trabalhos, oficinas e outras atividades foram realizadas pelos participantes do fórum.

Durante a programação, Zogahib participou da mesa redonda “Os desafios da educação nas mudanças globais” e da avaliação de trabalhos apresentados no fórum.

“É sempre uma honra debater sobre a educação e seu papel crucial no enfrentamento dos desafios ambientais, sobretudo na Amazônia. Destaquei alguns projetos desenvolvidos por nossos acadêmicos e pesquisadores que têm contribuído ativamente para combater problemas como desmatamento, queimadas e poluição”.

Na mesa-redonda, estiveram presentes o reitor do Instituto Federal do Amazonas (Ifam), Jaime Alves; Sérgio Freire, representando o reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Sylvio Puga; e a reitora da Universidade do Estado do Amapá (Ueap), Kátia Paulino.

A atividade foi mediada pela professora da UEA Carla Calheiros.

“Seguiremos empenhados em incentivar projetos educacionais que não apenas conscientizem, mas também inspirem ações em prol da preservação da nossa rica biodiversidade e do futuro sustentável da Amazônia”, disse Zogahib.

Foto: divulgação