Discrepância no Uber entre o valor da corrida e o que é pago ao motorista

Aguinaldo Rodrigues
Publicado em: 20/09/2017 às 16:20 | Atualizado em: 20/09/2017 às 16:20
Táxis e aplicativos de transporte geralmente cobram pelas corridas depois que elas terminam, levando em conta o tempo e a distância percorrida. O Uber decidiu fazer a cobrança de antemão, no momento em que o trajeto começa.
Segundo uma ação civil pública nos Estados Unidos, o Uber usa isso para cobrar o passageiro com base em uma rota mais lenta e mais longa; e para remunerar o motorista com base em um trajeto curto.
O Uber responde a um juiz federal dizendo que essa disparidade entre o valor para o passageiro e para o motorista “dificilmente era um segredo”, e que “os motoristas poderiam simplesmente perguntar a um usuário quanto ele ou ela pagou pela viagem para saber disso”.
A empresa diz que pode manter essa discrepância por causa do contrato com os motoristas: eles “renunciam a qualquer direito de receber valores acima do produzido pelo cálculo da tarifa”.
Além disso, o Uber argumenta que cobrar a tarifa antecipadamente envolve “riscos significativos”, por exemplo “quando uma viagem demora mais do que o esperado, mas o cálculo do lucro do motorista segue constante”.
Conheça casos em São Paulo e Los Angeles, nos EUA, em matéria do Tecnoblog.
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