Abuso das ligações inconvenientes leva à suspensão de 200 telemarketings

A abordagem ao consumidor só poderá ser feita por telefone se for manifestado interesse dele

Abuso das ligações inconvenientes leva à suspensão de 200 telemarketings

Ednilson Maciel, da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 18/07/2022 às 11:29 | Atualizado em: 18/07/2022 às 11:29

Os abusos das ligações inconvenientes levaram à suspensão de quase 200 empresas do setor de telemarketing. Conforme decisão do Ministério da Justiça.

Com isso, os telemarketings, principalmente ligados a bancos e instituições financeiras, deverão pagar multa que pode chegar a R$ 13 milhões. Como informa o Uol.

Nesse sentido, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, afirmou nas redes sociais que a ação contra o telemarketing abusivo é por todo o país.

Dessa forma, foi feita em conjunto com a Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor) e os Procons (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor).

Assim, o Diário Oficial da União de hoje (18) publicou o despacho sobre a medida cautelar que adotou em relação aos abusos em destaque.

[…]”ante a necessidade imperiosa da implementação de medidas voltadas à proteção dos consumidores em face dos serviços de telemarketing para oferta de produtos ou serviços, sem a prévia autorização por parte destes”.

Além disso, o texto também diz que a abordagem ao consumidor só poderá ser feita por telefone se for manifestado interesse dele.

Como resultado, quem descumprir a medida cautelar pode pagar multa diária de R$ 1 mil.

Leia mais no Uol.

Leia mais

Quer se livrar das ligações de telemarketing? Clique aqui

Foto: Agência Brasil