Dono do antigo Twitter ataca ministro Alexandre de Moraes

A resposta de Elon Musk foi feita em 6 de abril, levantando questões sobre as práticas de moderação da plataforma no Brasil.

Publicado em: 06/04/2024 às 16:43 | Atualizado em: 06/04/2024 às 16:43

O megaempresário bilionário Elon Musk, proprietário da plataforma de mídia social X (anteriormente conhecida como Twitter), fez um comentário em uma postagem feita pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, na referida plataforma. A resposta de Musk foi dada neste sábado (6/4), embora a postagem de Moraes seja de janeiro deste ano.

Na ocasião, em 11 de janeiro, o ministro da Suprema Corte parabenizava Ricardo Lewandowski pelo novo cargo de Ministro da Justiça e Segurança Pública do governo federal, elogiando suas qualidades profissionais e pessoais.

Quase três meses depois, Musk usou a postagem para acusar Moraes de censura, questionando as práticas de moderação da plataforma no Brasil.

Elon Musk e a questão da liberdade de expressão

Desde que adquiriu o controle do Twitter, Elon Musk tem sido objeto de controvérsias devido à maneira como gerencia a rede social.

Ele se autodenomina um “absolutista da liberdade de expressão”, mas críticos questionam em que medida informações não verificadas ou teorias da conspiração podem ser consideradas expressão legítima.

Organizações, como o Centro de Combate ao Ódio Digital (CCDH), têm denunciado um aumento da disseminação de desinformação e discurso de ódio na plataforma desde que Musk assumiu o controle.

Uma pesquisa conduzida pelo CCDH revelou que a plataforma X falhou em responder a 99% das denúncias de posts com discurso de ódio, permitindo que esses conteúdos prejudiciais permanecessem ativos e até mesmo os impulsionando.

Posts e contas contendo conteúdo de ódio, incluindo racismo, homofobia, neonazismo e antissemitismo, relatados pelo grupo permaneceram sem ação.

Leia mais no Terra

Fotomontagem BNC Amazonas sobre fotospúblicas e Antonio Augusto/Secom/TSE