O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, determinou, nesta terça-feira (29), a suspensão de Marcus Vinicius de Vasconcelos Ferreira da presidência do PTB por pelo menos 180 dias. Ferreira é aliado de Roberto Jefferson, ex-presidente do partido e ex-deputado federal.
O ministro alegou ter recebido denúncias de que Roberto Jefferson ainda estaria interferindo nas decisões do partido .
Jefferson foi preso por ordem de Moraes em 2021 e, em novembro, foi afastado da presidência do PTB e de qualquer tipo de atividade partidária.
Os dois serão ouvidos pela Polícia Federal em 15 dias. Marcus Vinícius afirmou à CNN que ainda não foi notificado, mas que irá se reunir com advogados para recorrer da decisão.
Na decisão desta terça (29), o ministro afirma que documentos anexados ao processo indicam possibilidade de manutenção da utilização de parte do montante devido ao fundo partidário do PTB para financiar a disseminação de ataques às instituições democráticas, em continuidade às condutas ilícitas realizadas por Roberto Jefferson.
Leia mais
“A documentação juntada aos autos indica a possibilidade de manutenção da utilização de parte do montante devido ao fundo partidário do PTB para financiar, indevidamente, a disseminação de seus ataques às instituições democráticas e à própria Democracia, em continuidade às condutas ilícitas perpetradas por Roberto Jefferson Monteiro Francisco”, disse Alexandre de Moraes.
Leia mais na CNN
Foto: Fellipe Sampaio/SCO/STF