Anvisa identifica 34 casos de doença rara após vacinação de três marcas

“É importante destacar que a Anvisa mantém a recomendação pela continuidade da vacinação com todas as vacinas contra covid”, informa a agência

anvisa, doenca, rara, vacinacao

Publicado em: 03/08/2021 às 21:03 | Atualizado em: 03/08/2021 às 22:40

Casos raros de síndrome de Guillain-Barré (SGB) após a vacinação contra covid (coronavírus) têm sido relatados em diversos países, inclusive no Brasil, alertou a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A síndrome é uma doença rara, conforme publicação do portal Gazeta Brasil, citando a Agência Brasil.

Em um comunicado divulgado na semana passada, a Anvisa informava que, até o momento, recebeu 27 notificações de casos suspeitos de SGB após a imunização com a vacina da Astrazeneca, além de três casos com a vacina da Janssen e outros quatro com a Coronavac, totalizando 34 registros. 

A Anvisa explica que a SGB é um distúrbio neurológico autoimune raro, no qual o sistema imunológico danifica as células nervosas.

Os episódios pós-vacinação (eventos adversos) também são raros, mas já conhecidos e relacionados a outras vacinas, como a da influenza (gripe).

Recuperação 

De acordo com a agência, a maioria das pessoas se recupera totalmente do distúrbio. “O principal risco provocado pela síndrome é quando ocorre o acometimento dos músculos respiratórios. Nesse último caso, a SGB pode levar à morte, caso não sejam adotadas as medidas adequadas”, alertou a agência. 

“É importante destacar que a Anvisa mantém a recomendação pela continuidade da vacinação com todas as vacinas contra covid-19 aprovadas pela Agência, dentro das indicações descritas em bula, uma vez que, até o momento, os benefícios das vacinas superam os riscos”, ressaltou a agência. 

Diante dos relatos de eventos adversos raros pós-vacinação, a agência solicitou que as empresas responsáveis pela regularização das vacinas Astrazeneca, Janssen e Coronavac incluam nas bulas dos respectivos produtos informações sobre o possível risco de SGB.

Leia mais

Vacinação no Brasil

Dados divulgados pelas secretarias estaduais de saúde, desta terça (3), conforme o G1, apontam que 20,2% da população está totalmente imunizada contra a covid.

No total, 42.783.873 pessoas já receberam a segunda dose da vacina ou o imunizante em dose única.

No total, a primeira dose foi aplicada em 102.705.487 pessoas em todos os estados e no Distrito Federal, o equivalente a 48,5% da população. 

Leia mais na Gazeta Brasil

Foto: Altemar Alcântara/Semcom