Asfalto pode estar com dias contados, cresce uso de concreto

Rodovia dos Imigrantes, em Sรฃo Paulo, e o Anel Rodoviรกrio de Belo Horizonte jรก adotaram esse material, mostrando resultados impressionantes.

Asfalto pode estar com dias contados, cresce uso de concreto

Ednilson Maciel

Publicado em: 02/12/2024 ร s 06:00 | Atualizado em: 02/12/2024 ร s 09:57

Apรณs dominar as estradas do paรญs, o asfalto pode estar com os dias contados. ร‰ que uma alternativa que promete mais durabilidade e menor custo de manutenรงรฃo estรก ganhando espaรงo: o concreto.

Conforme o site CPG, alรฉm de durar mais do que o asfalto tradicional, o concreto oferece vantagens que vรฃo muito alรฉm da economia.

Todavia, essa transformaรงรฃo nรฃo acontece da noite para o dia.

Segundo a publicaรงรฃo, ainda existem desafios financeiros, ambientais e tรฉcnicos que precisam ser superados para que o concreto se torne o novo padrรฃo.

Por outro lado, surge o questionamento: por que essa mudanรงa รฉ tรฃo relevante?

Novos caminhos

Por exemplo, em Joinville, a maior cidade de Santa Catarina, uma proposta audaciosa estรก em estudo: a construรงรฃo de uma nova via na zona sul da cidade.

Ou seja, mais do que atender os 56 mil habitantes da regiรฃo, essa nova estrada promete aliviar o trรขnsito e melhorar o acesso ร  BR-280, um dos principais corredores rodoviรกrios do estado.

Dessa forma, o projeto inclui a possibilidade de utilizar o concreto como pavimento principal, o que representaria um marco para a infraestrutura da cidade.

Nesse sentido, a prรณpria viabilidade financeira do projeto รฉ um ponto de interrogaรงรฃo, uma vez que obras desse porte demandam investimentos significativos.

Concreto em rodovias

Dessa maneira, o uso do concreto em rodovias nรฃo รฉ exatamente uma novidade no Brasil.

Sobretudo, estradas como a Rodovia dos Imigrantes, em Sรฃo Paulo, e o Anel Rodoviรกrio de Belo Horizonte jรก adotaram esse material, mostrando resultados impressionantes.

Assim, entre as principais vantagens do concreto, destaca-se suaย durabilidade.

Como resultado, enquanto o asfalto tradicional precisa de reparos frequentes, especialmente em regiรตes com trรกfego intenso, o concreto pode durar atรฉย 30 anos sem manutenรงรฃo significativa.

Com isso representa uma economia considerรกvel a longo prazo, tanto para os cofres pรบblicos quanto para os usuรกrios.

Ao mesmo tempo, outra vantagem รฉ a resistรชncia ao calor e ร s intempรฉries. O concreto nรฃo amolece em altas temperaturas, uma caracterรญstica importante em um paรญs tropical como o Brasil.

E tem mais, ele suporta melhor o peso de veรญculos pesados, como caminhรตes e รดnibus, reduzindo a formaรงรฃo de buracos e deformaรงรตes na pista.

Leia mais no CPG.

Leia mais

BR-319: 40 anos sem asfalto e hรก dois sem pontes no Amazonas

Tem estado da regiรฃo Norte em esquema do asfalto, detecta CGU

Foto: Lรบcio Bernardo Jr./Agรชncia Brasรญlia