Após dominar as estradas do país, o asfalto pode estar com os dias contados. É que uma alternativa que promete mais durabilidade e menor custo de manutenção está ganhando espaço: o concreto.
Conforme o site CPG, além de durar mais do que o asfalto tradicional, o concreto oferece vantagens que vão muito além da economia.
Todavia, essa transformação não acontece da noite para o dia.
Segundo a publicação, ainda existem desafios financeiros, ambientais e técnicos que precisam ser superados para que o concreto se torne o novo padrão.
Por outro lado, surge o questionamento: por que essa mudança é tão relevante?
Novos caminhos
Por exemplo, em Joinville, a maior cidade de Santa Catarina, uma proposta audaciosa está em estudo: a construção de uma nova via na zona sul da cidade.
Ou seja, mais do que atender os 56 mil habitantes da região, essa nova estrada promete aliviar o trânsito e melhorar o acesso à BR-280, um dos principais corredores rodoviários do estado.
Dessa forma, o projeto inclui a possibilidade de utilizar o concreto como pavimento principal, o que representaria um marco para a infraestrutura da cidade.
Nesse sentido, a própria viabilidade financeira do projeto é um ponto de interrogação, uma vez que obras desse porte demandam investimentos significativos.
Concreto em rodovias
Dessa maneira, o uso do concreto em rodovias não é exatamente uma novidade no Brasil.
Sobretudo, estradas como a Rodovia dos Imigrantes, em São Paulo, e o Anel Rodoviário de Belo Horizonte já adotaram esse material, mostrando resultados impressionantes.
Assim, entre as principais vantagens do concreto, destaca-se sua durabilidade.
Como resultado, enquanto o asfalto tradicional precisa de reparos frequentes, especialmente em regiões com tráfego intenso, o concreto pode durar até 30 anos sem manutenção significativa.
Com isso representa uma economia considerável a longo prazo, tanto para os cofres públicos quanto para os usuários.
Ao mesmo tempo, outra vantagem é a resistência ao calor e às intempéries. O concreto não amolece em altas temperaturas, uma característica importante em um país tropical como o Brasil.
E tem mais, ele suporta melhor o peso de veículos pesados, como caminhões e ônibus, reduzindo a formação de buracos e deformações na pista.
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Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília