Bolsonaro refugiado da Hungria foi tentativa de escapar da prisĂ£o
Medidas para evitar nova armaĂ§Ă£o devem ser determinadas pelo STF

Publicado em: 26/03/2024 Ă s 10:28 | Atualizado em: 26/03/2024 Ă s 10:28
A nota da defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) justificando sua estadia na Embaixada da Hungria foi classificada pela PolĂcia Federal como “risĂvel” e “patĂ©tica”.
Para os investigadores, foi quase uma confissĂ£o de que o ex-presidente planejava uma fuga se fosse alvo de pedido de prisĂ£o no inquĂ©rito que investiga uma trama golpista durante seu governo.
A justificativa dada, de que Bolsonaro estava fazendo contatos com autoridades da Hungria, nĂ£o passa, para a PF, de uma desculpa mais do que frĂ¡gil.
A revelaĂ§Ă£o de que o ex-presidente ficou “refugiado” durante dois dias na embaixada hĂºngara, depois de ter seu passaporte apreendido, foi do jornal “The New York Times”. Segundo investigadores, as circunstĂ¢ncias serĂ£o apuradas pela PolĂcia Federal.
A PF vai esperar a confirmaĂ§Ă£o oficial do caso, que virĂ¡ por meio da explicaĂ§Ă£o cobrada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, no prazo de 48 horas.
Depois disso, a PF vai cruzar as informações com dados sobre as movimentações e articulações do ex-presidente jĂ¡ em posse do Ă³rgĂ£o. NĂ£o estĂ£o descartadas medidas preventivas para evitar que Bolsonaro busque um asilo numa embaixada, para escapar a qualquer decisĂ£o contra ele.
Leia mais no G1
Leia mais
Flagrado escondido em embaixada, Bolsonaro Ă© alvo de pedido de prisĂ£o
Bolsonaro tem 48 horas para explicar a Moraes refĂºgio com hĂºngaros
Foto: ReproduĂ§Ă£o/NYT