Brasil vai aderir a acordo mundial de compra e venda por licitações

Iniciativa equivale a permitir tratamento lisonômico aos estrangeiros interessados em participar de concorrências públicas no Brasil.

brasil, acordo, mundial, compra, venda

Publicado em: 21/01/2020 às 18:23 | Atualizado em: 21/01/2020 às 18:23

 O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou, nesta terça-feira (21), que o Brasil vai aderir ao acordo internacional e compras e vendas governamentais mútuas por meio de licitações e com transparência.

A iniciativa equivale a permitir um tratamento isonômico aos estrangeiros interessados em participar de licitações e concorrências públicas no Brasil, publicou o G1. 

“É o acordo pelo qual nós agora passamos a admitir empresas de fora também para todas as compras que a gente fizer, um tratamento isonômico. O Brasil está querendo entrar para primeira liga, primeira divisão de melhores práticas. E isso realmente é um ataque frontal à corrupção”, afirmou a jornalistas, durante o Fórum Econômico Mundial, em Davos. 

“Um tema importante na campanha do presidente Bolsonaro foi acabar com a corrupção. E nós sabemos que boa parte da corrupção foi permitida exatamente com coisas de governo: empreiteiras, obras governamentais, coisas desse tipo”, acrescentou. 

Segundo o G1, o ministro não informou, porém, a data em que o Brasil irá aderir oficialmente ao acordo. 

 

O que é o acordo 

O Acordo sobre Compras Governamentais (GPA, na sigla em inglês), mantido pela Organização Mundial do Comércio (OMC), estabelece para os países signatários uma série de compromissos em matéria de transparência e acesso aos mercados nacionais de compras públicas. 

Saiba mais no G1 

 

Foto: Valter Campanato/ABr