Brasileiro não apoia retrocesso na democracia, aponta pesquisa
O índice de apoio à democracia é o maior desde 1989, ano em que o Datafolha incluiu a pergunta em suas pesquisas

Ferreira Gabriel
Publicado em: 29/06/2020 às 09:15 | Atualizado em: 29/06/2020 às 09:17
Pesquisa realizada pelo Datafolha aponta que a maioria do povo brasileiro não permitirá “um retrocesso institucional” no país.
A princípio, o presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia (DEM-RJ), se manifestou neste domingo(28) sobre o resultado do levantamento. “Acordei hoje com o Datafolha mostrando que 75% dos brasileiros apoiam o regime democrático. Fico feliz e triste ao mesmo tempo. Feliz por ver que o brasileiro não permitirá um retrocesso institucional”, disse.
Além disso, Maia ponderou que a o número também o entristece pois a discussão já deveria ter sido superada.
“Triste por ter que, em pleno século XXI, me preocupar com uma discussão que já deveria estar enterrada”, escreveu o presidente da Câmara em suas redes sociais.
A pesquisa divulgada aponta que 75% dos entrevistados consideram o regime democrático o mais adequado. Em dezembro, última vez em que o instituto fez a pergunta aos entrevistados, 62% apoiavam a democracia.
Durante o ano, o presidente Jair Bolsonaro fez movimentos que pioraram a crise política no Brasil, em enfrentamento direto ao Congresso e ao Supremo Tribunal Federal.
O índice de apoio à democracia é o maior desde 1989, ano em que o Datafolha incluiu a pergunta em suas pesquisas.
Leia mais no Yahoo
Foto: Divulgação
Leia mais
Bolsonaro reforça pedido de manifestação contra Congresso e STF