Cadastro Positivo vigora hoje para medir o bom e o mau pagador

Para o governo, com esses dados empresas e bancos podem oferecer crédito com juros mais baixos porque terão menos risco. 

cadastro, positivo, vigora, bom, pagador

Aguinaldo Rodrigues

Publicado em: 11/01/2020 às 08:00 | Atualizado em: 11/01/2020 às 00:03

As consultas ao Cadastro Positivo são liberadas a partir deste sábado (11) pelo sistema financeiro do país.  Trata-se de um sistema que considera o pagamento de contas em dia e dá nota ao consumidor, dizendo se é um bom pagador ou não. É o contrário do cadastro negativo, mais conhecido, segundo a reportagem do UOL.  

Para o governo, com esses dados empresas e bancos podem oferecer crédito com juros mais baixos porque terão menos risco. 

A publicação do UOL diz que são quatro as empresas autorizadas a receber e repassar as informações do cadastro positivo: Serasa Experian, SPC Brasil, Boa Vista ou Quod. São chamadas de birôs de crédito. 

Os dados foram enviados por bancos e operadoras de cartão de crédito.  

De acordo com a lei, essas empresas deveriam avisar o consumidor —por SMS, email ou carta— que ele terá seus dados compartilhados. Se em 60 dias o cidadão não pedir para sair do cadastro positivo, suas informações poderiam ser abertas para consulta.  

Esse prazo vence neste sábado (11), lembra o UOL. O processo está em andamento.  

Se você não recebeu esse comunicado de seu banco, por exemplo, é porque deve estar na fila.  

Veja mais no UOL como vai funcionar o cadastro positivo para decidir se vale a pena. 

 

Foto:  Divulgação