Cientistas pedem investigação séria sobre origens do coronavírus
Cientistas afirmam que ainda há muitas perguntas sem resposta sobre como a pandemia começou, entretanto, não descartam a possibilidade de que o vírus tenha sido liberado de laboratório

Aguinaldo Rodrigues
Publicado em: 16/05/2021 às 16:22 | Atualizado em: 16/05/2021 às 16:22
Cientistas em vários países estão pedindo uma investigação séria sobre as origens do coronavírus que causou a pandemia de covid.
Em carta aberta divulgada nessa semana, o grupo afirma que ainda há muitas perguntas sem resposta sobre como a pandemia começou e que a chamada teoria de “vazamento de laboratório” continua plausível, assim como a teoria da origem natural.
Na publicação do Gizmodo, a Organização Mundial da Saúde (OMS) revelou, no início de fevereiro, os resultados preliminares de sua investigação sobre o início da pandemia em dezembro de 2019
O trabalho envolveu pesquisadores que viajaram para algumas das primeiras áreas conhecidas de transmissão em Wuhan, China.
A equipe não descartou a possibilidade de que o vírus tenha atingido a população humana depois de ser liberado de um laboratório de virologia próximo, mas eles chamaram essa hipótese de “extremamente improvável”.
Animal
A explicação mais provável, eles concluíram, era que o vírus havia saltado de animais (provavelmente morcegos) para humanos, possivelmente por meio de um hospedeiro intermediário como os pangolins.
Leia mais no Gizmodo
Foto: Cecom/Unicamp/reprodução