‘Compre com sobrepreço e faça Ministério Público trabalhar’, diz secretário

Luiz Otávio Duarte fez a 'recomendação' ao participar de uma videoconferência organizada pela comissão da Câmara dos Deputados que acompanha as medidas de combate ao coronavírus

Publicado em: 14/07/2020 às 10:17 | Atualizado em: 14/07/2020 às 10:17

O secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, Luiz Otávio Franco Duarte, orientou nesta segunda-feira (13) a compra de medicamentos em sobrepreço. A princípio, esta fala seria destinada aos gestores de hospitais e ordenadores de despesas.

Duarte fez a afirmação ao participar de uma videoconferência. Sobretudo é organizada pela comissão da Câmara dos Deputados que acompanha as medidas de combate ao coronavírus. Além disso, discutia os efeitos da crise no Rio Grande do Sul.

Ao pedir a palavra para dar uma “resposta rápida de assessoramento”, o secretário solicitou que a orientação a ser repassada por ele fosse “irradiada” entre gestores de hospitais.

De acordo com Duarte, “quem está na função de ordenador de despesas ou quem está na função de gestor do hospital que vai fazer a compra de tais medicamentos, é muito simples: senhores, o medicamento está acima do preço. Comprem o medicamento fundamentado em salvar vidas”.

Ainda segundo o secretário, foi colocado que “ao mesmo tempo, os senhores abram um processo administrativo ou uma simples sindicância para apurar sobrepreço do medicamento.”

Conforme o secretário do ministério, é preciso dar o direito à “ampla defesa”. Dessa forma, para as empresas explicarem o motivo de o preço do medicamento estar acima.

Leia mais no G1

 

 

Foto: Reprodução

 

 

Leia mais

Ministro do STF reforça crítica a militares na política de saúde do país