Os Correios anunciaram a abertura de um concurso público para o preenchimento de 3,2 mil vagas, com foco inicial no nível operacional, especialmente para a função de carteiro. Além disso, foi divulgado um Programa de Desligamento Voluntário (PDV) em resposta a uma demanda interna.
Segundo o presidente da empresa, Fabiano Silva dos Santos, a última vez que os Correios realizaram um concurso público foi em 2011.
Atualmente, a empresa enfrenta uma defasagem de 4 mil a 5 mil cargos, com prioridade inicial para o preenchimento das vagas de carteiro, responsáveis pela cobertura de todos os municípios do país.
O edital do concurso está previsto para ser publicado em agosto, visando fortalecer os pontos de entrega da empresa.
A expectativa é que os novos contratados já comecem a ser chamados ainda neste ano, com previsão de início em dezembro.
Das mais de 3 mil vagas anunciadas, também haverá oportunidades para profissionais de nível superior, como advogados, arquitetos e engenheiros.
Leia mais
Quanto ao PDV, o presidente destacou que a iniciativa atende a uma solicitação dos próprios funcionários da estatal.
O programa aguarda aprovação pela Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST) e tem como critérios de elegibilidade idade entre 55 e 75 anos, tempo de serviço mínimo de 25 anos nos Correios e pelo menos 36 meses de remuneração nos últimos 60 meses.
Para mais informações sobre o concurso e o PDV, os interessados devem acompanhar os comunicados oficiais dos Correios nos próximos meses.
Leia mais no Segundo a Segundo
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil