Coronavírus pode atrapalhar produção brasileira de eletroeletrônico, diz Abinee

Segundo a Abinee, essa situação é observada principalmente entre os fabricantes de celulares e computadores

ZFM deve representar 23% da renúncia fiscal do país em 2021

Mariane Veiga

Publicado em: 21/02/2020 às 18:36 | Atualizado em: 21/02/2020 às 18:37

Pesquisa feita pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) sobre o impacto do coronavírus na produção do setor eletroeletrônico brasileiro apontou que 57% das empresas já apresentam problemas no recebimento de materiais provenientes da China.

Essa situação é observada principalmente entre os fabricantes de celulares e computadores.

A Zona Franca de Manaus (ZFM) possui um dos mais fortes polos de eletroeletrônico do país, o que coloca em alerta o setor.

Segundo o presidente da Abinee, Humberto Barbato, a nova pesquisa indica o agravamento da situação das indústrias que dependem desses componentes externos. “O momento é delicado e devemos ter diversas paralisações daqui para frente”, afirmou.

Segundo o levantamento da Abinee, 4% das pesquisadas paralisaram parcialmente suas fábricas. Outras 15% já programaram paralisações para os próximos dias.

Embora ocorra impacto no abastecimento brasileiro, a pesquisa indicou ainda que 54% dessas indústrias não têm previsão de parar suas atividades.

Leia matéria completa no Valor.

 

Leia mais

Amazonenses chegam ao território inimigo da Abinee

 

 

Foto: BNC