Cotado para terceira via em 2022, Pacheco deixará DEM pelo PSD

Uma das alegações do presidente do PSD, Gilberto Kassab, para convidar o presidente do Senado é justamente para que não haja uma polarização entre Lula e Bolsonaro

Publicado em: 13/07/2021 às 10:13 | Atualizado em: 13/07/2021 às 10:24

O presidente do PSD, Gilberto Kassab, disse em entrevista nesta terça-feira ao UOL News que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), é o nome preferido da sigla para concorrer à Presidência da República em 2022.

Porém, o político afirmou que ainda aguarda a desfiliação de Pacheco do DEM.

Ex-prefeito de São Paulo, Kassab confirmou que foi enviado o convite para que Pacheco seja o representante do PSD.

“Foi formulado o convite para que ele seja o nosso candidato a presidente. Ele ainda não respondeu, mas entendo que ele vai se desfilar e será o nosso candidato”, afirma o líder do PSD.

Uma das alegações do ex-prefeito de São Paulo é justamente para que não haja uma polarização entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (sem partido), que são os dois primeiros colocados na última pesquisa Datafolha, divulgada na semana passada.

Lei mais

Geraldo Alckmin negocia filiação ao PSD de Omar Aziz

“O Brasil precisa fugir dessa polarização. Não queremos essa polarização. O Brasil é um país de centro”, disse Kassab

O PSD ainda tenta a filiação de Geraldo Alckmin, ex-governador de São Paulo, para ter um nome forte ao governo do estado em 2022.

Partido se articula

O deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), ex-presidente da Câmara, e o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (DEM), devem anunciar filiação ao PSD. Gilberto Kassab é o líder do partido, que tem o senador Omar Aziz, presidente da CPI da Covid-19.

O Portal Poder360 apurou a informação com integrantes das duas siglas.

O congressista está no DEM desde 2007, enquanto o prefeito integra a sigla desde 2018.

Também devem ir para o PSD o vereador Cesar Maia (DEM-RJ); o deputado Marcelo Calero (Cidadania-RJ); e a secretária de desenvolvimento social do Rio de Janeiro, Laura Carneiro.

Dessa forma, a mudança interfere no cenário das eleições para o governo fluminense em 2022.

Em suma, Maia é um dos cotados a compor chapa para disputar o comando do Palácio das Laranjeiras. Além disso, o nome de Paes, eleito com boa margem para a Prefeitura da capital em 2020, também é cogitado.

Leia mais no UOL

Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados