CPI da covid divide maioria da população entre apoio e ceticismo

Pesquisa aponta que 82 % dos brasileiros apoiam a criação da comissão

Omar Azizi fala das expectativas do novo depoimento de Queiroga na CPI

Ferreira Gabriel

Publicado em: 14/05/2021 às 16:18 | Atualizado em: 14/05/2021 às 16:18

A maioria da população brasileira apoia a criação da CPI da Covid no Senado, mas também acredita que a investigação será apenas uma encenação.

As duas conclusões constam de pesquisa do Datafolha realizada com 2.071 pessoas, de forma presencial, em 146 municípios, nos dias 11 e 12 de maio. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Para 82% dos entrevistados, os senadores agiram bem em abrir a comissão. Apenas 11% consideraram um erro a instalação, 2% se disseram indiferentes e 5% afirmaram não saber.

A opinião favorável à investigação é majoritária mesmo na parcela do eleitorado que aprova a gestão do presidente Jair Bolsonaro, principal crítico da CPI.

Ao mesmo tempo, a maior parte dos entrevistados demonstra ceticismo de que a CPI vá fazer uma investigação séria sobre erros cometidos no enfrentamento da pandemia, que já deixou mais de 430 mil mortos.

Estão esperançosos 35%, para quem a CPI vai levar a investigação até o fim a sério. Outros 57%, no entanto, avaliam que a comissão vai fazer apenas uma encenação, enquanto 6% não souberam responder e 2% deram outras repostas.

Leia mais na Folha de S. Paulo

Leia mais

Relator da CPI pede ao STF negar pedido de silêncio de Pazuello

Foto: Pedro França/Agência Senado