Lavagem de dinheiro leva deputado brasileiro nos EUA à prisão

As acusações incluem fraude, lavagem de dinheiro, apropriação de verba pública e declarações falsas.

Publicado em: 10/05/2023 às 12:07 | Atualizado em: 10/05/2023 às 12:07

O deputado republicano George Santos foi preso nesta quarta-feira (10/5) em Melville, Long Island, Nova York, de acordo com o Departamento de Justiça. A informação é de Mariana Andrade publicada no portal Metrópoles.

As acusações incluem fraude, lavagem de dinheiro, apropriação de verba pública e declarações falsas. Santos, filho de brasileiros, ganhou destaque após a revelação de que modificou seu currículo para concorrer ao Congresso, admitindo as acusações.

As autoridades dos Estados Unidos afirmam que Santos fraudou potenciais doadores para sua campanha e obteve seguro-desemprego ilegalmente enquanto estava empregado como diretor regional de uma empresa de investimentos na Flórida.

Leia mais

Filho de brasileiros é eleito deputado nos EUA

Ele teria recebido mais de U$ 24 mil em seguro-desemprego, mesmo tendo um salário de aproximadamente US$ 10 mil.

Caso seja condenado, Santos pode enfrentar uma pena de até 20 anos de prisão. As acusações revelam um padrão de desonestidade e enganação para obter benefícios pessoais e enriquecer às custas dos contribuintes e do sistema político.

Desde a revelação das mentiras em seu currículo, Santos enfrenta pedidos de renúncia de políticos da oposição e do próprio partido.

Lideranças republicanas chegaram a formalizar um pedido para que ele deixasse o cargo, e o presidente do partido no condado de Nassau, Joseph G. Cairo Jr., afirmou que Santos envergonhou a Câmara dos Deputados.

Fique atualizado com as últimas notícias sobre o caso do deputado republicano George Santos e suas acusações de fraude e declarações falsas. Saiba mais aqui.

Foto: reprodução