Enquanto Lula busca solução, Tarcísio se encontra com homem de Trump
Tarcísio primeiro culpou o governo Lula por priorizar ideologia, mas depois defendeu união para enfrentar as tarifas.

Publicado em: 14/07/2025 às 22:30 | Atualizado em: 14/07/2025 às 22:31
O encarregado de negócios da Embaixada dos Estados Unidos, Gabriel Escobar, se reunirá nesta terça-feira (15) com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), no Palácio dos Bandeirantes, no mesmo horário em que o governo Lula (PT), por meio do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) comandará, em Brasília, um encontro com empresários brasileiros para discutir a resposta ao tarifaço anunciado pelo presidente americano, Donald Trump.
A medida dos EUA prevê uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 1º de agosto e foi classificada pelo governo Lula como retaliação política.
Tarcísio culpou inicialmente o Planalto pelo episódio e acusou o petista de priorizar “ideologia sobre economia”, mas depois defendeu esforços conjuntos para mitigar os impactos.
Leia mais
Lei do ‘olho por olho’ do Brasil está pronta para Trump
Alckmin informou que o encontro reunirá representantes de setores como aeronáutico, siderúrgico, celulose, máquinas, calçados e autopeças.
A reunião integra o comitê interministerial criado por Lula, que inclui a Casa Civil, Fazenda e Itamaraty.
Segundo a embaixada dos EUA, o encontro com Tarcísio faz parte de uma agenda para dialogar com o setor privado em São Paulo, estado com maior presença de investimentos americanos.
Esta será a segunda reunião entre o governador e Escobar desde o anúncio das tarifas.
Leia mais no G1.
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil