Comitê de Fazenda rejeita proposta de reduzir ICMS dos combustíveis
O representante da Fazenda dos estados reivindica, no entanto, pagar reajustes menores para professores com base na Lei do Fundeb ou Lei do Piso.

Aguinaldo Rodrigues
Publicado em: 28/01/2020 às 23:34 | Atualizado em: 28/01/2020 às 23:34
O presidente do Comitê Nacional de Secretários de Fazenda (Comsefaz), Rafael Fonteles, descartou, nesta terça-feira (28), qualquer redução do ICMS sobre os combustíveis nas refinarias, conforme havia proposto o presidente Jair Bolsonaro para o produto chegar mais barato aos consumidores.
O representante da Fazenda dos estados reivindica, no entanto, pagar reajustes menores para professores com base na Lei do Fundeb ou Lei do Piso.
Fonteles e secretários estaduais de Fazenda participaram, em Brasília, de uma reunião para discutir a proposta do governo federal sobre o pacto federativo e a transferência de R$ 400 bilhões aos estados e municípios em 15 anos. (na foto, uma das reuniões do Comitê de Fazenda).
Para os secretários de Fazenda, segundo a publicação do G1, presentes na reunião, esse valor é “insuficiente” para atender às necessidades dos estados.
Em relação ao ICMS dos combustíveis, esse imposto é cobrado nos postos de gasolina. Na explicação do presidente da República, de acordo com o texto do G1, isso ocorreria porque o valor do produto na refinaria é menor, gerando impacto nos preços cobrados ao consumidor.
“Nós aprovamos por ampla maioria uma manifestação sobre esse tema, em que nos colocamos contrários à proposta [do presidente Bolsonaro] porque os estados não podem abrir mão da arrecadação, sendo que não foi mexido nas alíquotas [do ICMS] recentemente”, afirmou Fonteles.
O ICMS é um imposto estadual, cobrado sobre a venda de produtos. As tarifas variam de acordo com as mercadorias. Alterações no modelo dependem de aprovação no Congresso.
Segundo Fonteles, não foram as alíquotas do ICMS que causaram o aumento súbito do preço da gasolina no começo deste ano e nem a greve dos caminhoneiros, em 2018.
Foto: Jaelson Lucas/AEN