Governadores dizem que Bolsonaro quer “desfocar trabalho” da CPI da covid

Pacheco ampliou o escopo inicial da comissão, que era de investigar apenas as ações do governo federal, e incluiu a possibilidade de apuração dos repasses feitos aos estados e municípios

Amazonas apresenta 337 novos casos de covid no boletim deste domingo

Publicado em: 14/04/2021 às 11:00 | Atualizado em: 14/04/2021 às 11:35

A avaliação majoritária dos integrantes do Fórum de Governadores é a de que o governo federal pressionou sua base no Congresso para incluir os executivos estaduais na Comissão Parlamentar de Inquérito, aberta nesta terça (13) no Senado, para investigar ações e omissões do poder público no combate à pandemia do novo coronavírus – a CPI do covid – com a intenção tumultuar a comissão e desgastar os estados.

“A gente vê que o governo e seus aliados têm outra intenção ao incluir governadores e prefeitos. O interesse é diversionista: desfocar o trabalho”, disse ao Estadão o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB). Ainda segundo o governador gaúcho, a intenção do governo federal é “terceirizar responsabilidades.”

O tucano segue a mesma linha do governador do Piauí, Wellington Dias (PT). “A CPI não pode ser porque alguém quer. Não pode ser uma decisão simplesmente política”.

Leia mais

Presidente do Senado inclui estados e municípios na CPI da covid

Dória diz não ter medo

Para o governador de São Paulo, João Dória (PSDB), um dos principais antagonistas do presidente Jair Bolsonaro nas medidas de combate à pandemia do novo coronavírus, a função de investigar os governos locais é das Assembleias Legislativas e das Câmaras municipais.

“Em São Paulo não temos medo de CPI, mas a CPI do Senado deve ser preservada e não tergiversar”, afirmou o governador paulista.

Leia mais no Correio Braziliense

Foto: Rovena Rosa/EBC