Governo alega segurança e já vai interferir no funcional Pix
O Banco Central deve anunciar um conjunto de medidas para fazer com que o Pix seja mais seguro

Ednilson Maciel, da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 27/08/2021 às 15:40 | Atualizado em: 27/08/2021 às 15:40
O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, afirmou hoje (27) que, por questão de segurança, o órgão vai bloquear transferências em horários específicos, como a madrugada, no funcional do Pix.
Segundo Campos Neto, a tecnologia da operação é segura e rebateu críticas de que a instantaneidade do sistema de transferências bancárias incentive práticas criminosas.
Por isso, a nova modalidade de pagamentos é mais segura e tem maior rastreabilidade que meios tradicionais de pagamento. Como informa o Extra.
O presidente do BC afirmou que o aumento da mobilidade em meio às medidas de relaxamento e fim de quarentena nos estados explica parte do aumento de golpes feitos por meio do Pix, especialmente devido ao aumento de movimento em bares e restaurantes à noite.
“A gente deve anunciar um conjunto de medidas para fazer com que o Pix seja mais seguro, para que as pessoas possam decidir melhor como usar o Pix, bloquear em horários específicos”, afirmou, sem dar detalhes sobre quando as medidas serão implementadas.
Campos Neto explicou ainda:
“Quando alguém faz o Pix a uma outra pessoa, para obter o recurso ela precisa de uma conta. Pode ser para uma conta laranja, e temos feito medidas para fazer com que as contas laranjas não aconteçam, ou da própria pessoa. Se for da pessoa, a gente tem os dados de quem fez o crime”.
Dessa forme, o presidente da autoridade monetária afirmou que é mais rápido rastrear destinatários de recursos com o Pix do que o de DOCs ou TEDs, por exemplo.
Leia mais
Banco Central nega falha de segurança no Pix e alerta contra golpes
Foto: Marcello Casal/Agência Brasil