Governo Lula nega envolvimento em espionagem contra Paraguai

Itamaraty afirma que operaรงรฃo comeรงou no governo Bolsonaro e foi anulada em 2023.

Adrissia Pinheiro

Publicado em: 31/03/2025 ร s 17:34 | Atualizado em: 31/03/2025 ร s 17:34

O governo Lula negou qualquer envolvimento em espionagem contra autoridades paraguaias. Segundo o Itamaraty, a operaรงรฃo da Abin comeรงou no governo Bolsonaro, em junho de 2022, e foi anulada em marรงo de 2023, assim que a nova gestรฃo tomou conhecimento do caso.

A aรงรฃo teria invadido sistemas do Congresso e da Presidรชncia do Paraguai para coletar dados sobre a renegociaรงรฃo da usina de Itaipu. A reportagem do UOL aponta o uso do software Cobalt Strike, ferramenta utilizada para intrusรฃo digital, mas o governo Lula afirma que jamais ordenou ou executou qualquer ato de espionagem.

O Itamaraty reforรงou que a decisรฃo de cancelar a operaรงรฃo ocorreu antes da posse do atual diretor da Abin, Luiz Fernando Corrรชa. O governo brasileiro destacou que mantรฉm relaรงรตes histรณricas com o Paraguai e reafirmou seu compromisso com o respeito diplomรกtico e o diรกlogo transparente.

A investigaรงรฃo sobre o caso segue em andamento, e as autoridades paraguaias ainda nรฃo se manifestaram oficialmente sobre as denรบncias. Enquanto isso, o governo brasileiro segue negando qualquer participaรงรฃo da atual gestรฃo em atividades de espionagem.

Leia mais em Brasil 247.

Foto: Ricardo Stuckert / PR