Greve dos caminhoneiros para por 15 dias e preço é congelado por 30

Aguinaldo Rodrigues
Publicado em: 24/05/2018 às 21:25 | Atualizado em: 24/05/2018 às 21:25
Após sete horas de reunião, o governo e um grupo de caminhoneiros anunciaram a suspensão, por 15 dias, da paralisação que afetava estradas de 22 estados e do Distrito Federal. Representante de uma associação, contudo, disse que manterá o movimento.
A proposta do governo foi manter a redução de 10% no valor do diesel nos próximos 30 dias, 15 dias a mais que o anunciado pela Petrobrás.
O governo também assegurou periodicidade mínima de 30 dias para reajuste do preço do diesel na refinaria, segundo O Globo/Notícias ao Minuto.
O ministro da Fazenda, Eduardo Guardia, explica sobre o gasto com a redução do preço do diesel. “Os primeiros 15 dias da compensação serão bancados pela Petrobrás. Ao final do mês, veremos a diferença. A política de preços [dos combustíveis] está mantida”.
Ele esclarece que o preço de referência é R$ 2,10 (nas refinarias). “Teremos que apurar mês a mês a diferença. Nós não temos essa dotação orçamentária. Essa despesa contará com crédito extraordinário”.
É uma subvenção arcada com recursos da União, explica.
O prefeito de Manaus, Arthur Neto (PSDB), exigiu na noite desta quinta que o presidente da República, Michel Temer (MDB), e sua equipe ministerial encontrassem uma solução para estancar os prejuízos que a greve dos caminhoneiros está causando à população brasileira.
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil