Chefe do Ibama no ParĂ¡ Ă© demitido apĂ³s criticar operações do Ă³rgĂ£oÂ

Publicado em: 11/09/2019 Ă s 10:18 | Atualizado em: 11/09/2019 Ă s 10:29
O MinistĂ©rio do Meio Ambiente exonerou o superintendente do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais RenovĂ¡veis (Ibama) no ParĂ¡, coronel Evandro Cunha, apĂ³s ele ter criticado operações do Ă³rgĂ£o.
O coronel havia afirmado que iria parar a destruiĂ§Ă£o de equipamentos apreendidos em garimpos ilegais no estado.
A determinaĂ§Ă£o foi publicada no DiĂ¡rio Oficial da UniĂ£o desta quarta-feira, dia 11.
A declaraĂ§Ă£o foi dada durante audiĂªncia pĂºblica em Altamira, no sudoeste do ParĂ¡, na segunda-feira.
A destruiĂ§Ă£o de produtos e instrumentos usados em crimes ambientais Ă© autorizada pela legislaĂ§Ă£o ambiental quando nĂ£o for possĂvel retirar os equipamentos da mata.
De acordo com o G1, no ParĂ¡, grupos de garimpeiros vĂªm respondendo com violĂªncia e protestos Ă s fiscalizações feitas pelos Ă³rgĂ£os ambientais na regiĂ£o. No dia 30 de agosto, agentes do Ibama foram alvos de tiros prĂ³ximo a uma Ă¡rea indĂgena.
Para a PolĂcia Federal, os criminosos queriam intimidar as ações de combate a garimpos ilegais na regiĂ£o.
Na audiĂªncia pĂºblica, o superintendente, nomeado em 4 de setembro, disse que seguia ordens do governo federal.
“Fiquem certos que isso [a destruiĂ§Ă£o de equipamentos] vai cessar, entendam que nĂ³s somos Ăºnicos, mas vamos trabalhar diuturnamente para acabar com essa problemĂ¡tica de estarem danificando patrimĂ´nio alheio. O trabalhador merece respeito, e terĂ¡ o respeito do governo federal. Eu sou soldado e eu sei cumprir ordem, a ordem que recebi foi para parar com isso daĂ”, declarou.
O MinistĂ©rio do Meio Ambiente informou que nĂ£o houve nenhuma determinaĂ§Ă£o para preservar maquinĂ¡rios.
JĂ¡ o MinistĂ©rio PĂºblico Federal (MPF) do ParĂ¡ pediu Ă Secretaria de Estado de Segurança PĂºblica (Segup) que as ações de fiscalizaĂ§Ă£o ambiental tenham apoio da PolĂcia Militar (PM) do estado.
O pedido ocorreu apĂ³s denĂºncias de que a PM estava recusando dar apoio a funcionĂ¡rios do Ibama e do Instituto Chico Mendes de ConservaĂ§Ă£o da Biodiversidade (ICMBIO).
Leia matéria no G1.
Leia mais
Fiscalizações do Ibama na Amazônia caem 22% até agosto
Foto: DivulgaĂ§Ă£o/ Ibama