Indústria encerra 2021 com volume menor de venda e produção

Queda nas vendas deveu-se à fraqueza da demanda doméstica por produtos, bem como amplos estoques entre clientes e problemas no setor automotivo

Indústria encerra 2021 com volume menore de venda e produção, diz PMI

Da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 03/01/2022 às 12:45 | Atualizado em: 03/01/2022 às 13:36

A indústria brasileira registrou contração em dezembro, com volumes menores de vendas e produção, encerrando 2021 em “condição delicada”.

É o que mostra a pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) da IHS Markit.

O levantamento divulgado hoje (3) apontou que o índice repetiu em dezembro a taxa de 49,8 vista em novembro.

Ou seja, com o PMI fechando os últimos três meses do ano com o pior desempenho trimestral desde o segundo trimestre de 2020.

Então, a diretora associada de Economia da IHS Markit, Pollyanna De Lima explicou:

“Apesar de começar 2021 com uma base sólida, o setor industrial encerrou o ano em contração. As empresas reduziram a produção e em geral interromperam os esforços de reabastecimento, já que a recuperação da demanda antecipada não se concretizou. Com os clientes tendo produtos suficientes em seus depósitos, os novos pedidos diminuíram em dezembro”.

Em suma, o último mês do ano marcou-se por volumes menores de vendas e produção, com os respectivos subíndices permanecendo em contração em dezembro.

De acordo com a IHS Markit, a queda nas vendas deveu-se à fraqueza da demanda doméstica por produtos, bem como amplos estoques entre clientes e problemas no setor automotivo.

Leia mais em CNN Brasil.

Leia mais

Crise do novo coronavírus impõe desafios para a indústria brasileira

Foto: Divulgação/Governo do Espírito Santo