CoordenaĂ§Ă£o do Inmetro anuncia novas medidas no Rio G. do Sul
Essas decisões foram tomadas devido aos danos causados pela catĂ¡strofe climĂ¡tica na regiĂ£o.

Da RedaĂ§Ă£o do BNC Amazonas em BrasĂlia
Publicado em: 13/05/2024 Ă s 17:00 | Atualizado em: 13/05/2024 Ă s 19:37
Em razĂ£o da calamidade pĂºblica, que ocorre no estado do Rio Grande do Sul, a CoordenaĂ§Ă£o-Geral de AcreditaĂ§Ă£o (Cgcre), do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), decidiu implementar uma sĂ©rie de medidas tĂ©cnicas atĂ© que a situaĂ§Ă£o se normalize no estado.
As ações deverĂ£o ser implementadas pelos organismos de avaliaĂ§Ă£o da conformidade, acreditados ou em processo de acreditaĂ§Ă£o, localizados no Rio Grande do Sul e em todo o paĂs.
Leia mais
Tragédia no Rio Grande do Sul faz Inmetro adiar provas de concurso
Portanto, as ações imediatas que devem ser implementadas sĂ£o:
– adiamento de todas as avaliações e inspeções iniciais e de manutenĂ§Ă£o, presenciais ou remotas, pertinentes Ă acreditaĂ§Ă£o e reconhecimento. Esta aĂ§Ă£o Ă© vĂ¡lida apenas Ă queles organismos localizados no territĂ³rio gaĂºcho;
– substituiĂ§Ă£o dos profissionais residentes no Rio Grande do Sul, que estejam nas equipes de avaliaĂ§Ă£o e inspeĂ§Ă£o, fora do estado. Caso existam avaliadores/inspetores com qualificaĂ§Ă£o similar disponĂveis. Na falta deles, os eventos deverĂ£o ser adiados.
– isenĂ§Ă£o de pagamento da anuidade de acreditaĂ§Ă£o, por perĂodo determinado, Ă queles organismos que foram seriamente afetados pelas enchentes. Dessa forma, os organismos devem fazer a devida justificaĂ§Ă£o.
– nĂ£o exigĂªncia da apresentaĂ§Ă£o ou aceitaĂ§Ă£o dos atuais certificados de verificaĂ§Ă£o de cronotacĂ³grafos, por perĂodo determinado. A inexigibilidade se darĂ¡ na realizaĂ§Ă£o das inspeções de segurança veicular.
Motivos
Todas essas medidas do Inmetro sĂ£o necessĂ¡rias porque o Sistema de GestĂ£o Integrado (SGI), portal do cronotacĂ³grafo, portal de serviços do Inmetro nos estados, dentre outros, encontram-se hospedados na superintendĂªncia do Inmetro do Rio Grande do Sul.
E todos os sistemas informatizados do Inmetro foram afetados pela catĂ¡strofe climĂ¡tica no Rio Grande do Sul e, por isso, encontrarem-se inoperantes.
A direĂ§Ă£o do Inmetro informa que as ações de excepcionalidades sĂ£o vĂ¡lidas tambĂ©m a todos os organismos de avaliaĂ§Ă£o da conformidade de Ă¢mbito nacional.
Foto: governo federal