Líder da FDN em massacres de presos em Manaus é preso na Bahia

Mariane Veiga
Publicado em: 18/12/2019 às 10:16 | Atualizado em: 18/12/2019 às 10:29
“Zaqueu”, apontado pela Polícia Federal (PF) como chefe de uma facção criminosa atuante na Região Norte e o responsável por liderar massacres de presos em Manaus, foi preso em Salvador no último domingo, dia 15. As informações são do G1.
A prisão de Zaqueu fez parte da 2ª fase da Operação Sétimo Círculo, que investiga as atividades da organização criminosa, que envolvem tráfico internacional de drogas, lavagem de dinheiro e homicídios.
As Investigações da PF apontam a ligação da facção no massacre que terminou com 55 detentos mortos dentro de presídios de Manaus, no fim de maio deste ano.
Segundo a polícia, há indícios de que o massacre dos detentos foi executado em decorrência de disputas entre integrantes de uma mesma facção criminosa do Amazonas.
Leia mais
Sheila, pivô do massacre de presos e racha da FDN, é presa em S. Paulo
Em Salvador foi cumprido um mandado de prisão temporária e dois mandados de busca e apreensão no nome de “Zaqueu”. Ele é considerado o ”homem de confiança” do narcotraficante Zé Roberto fora do sistema prisional.
A ação envolveu policiais federais lotados no Amazonas e na Bahia e os mandados foram expedidos por ordem do Juízo da 2ª Vara Criminal da Justiça Federal no Amazonas, após deferimento de representação da Polícia Federal.
O suspeito foi localizado por policiais federais no último dia 15 de dezembro, em um shopping de Salvador, quando foi preso preventivamente. Este mandado foi expedido pelo Juízo da Vara de Execuções Penais de Manaus.
De acordo com a PF, o “vulgo Zaqueu” era a principal liderança da organização criminosa atuante na região norte até o momento em liberdade.
Confira a íntegra da Nota da PF/AM.
PF-AM – Nota à imprensa – Operação Sétimo Círculo – 2ª fase – 17.12.2019 (2)
Leia mais
Criminosos da FDN são alvo do MP-AM em operação nacional
Foto: Reprodução