Luiz Fux promete punir autores de perfis fakes em 2018

Publicado em: 14/12/2017 às 17:37 | Atualizado em: 14/12/2017 às 17:37
O ministro do STF Luiz Fux disse que vai atacar os perfis fakes que tanto incomodam nas redes sociais, a partir de fevereiro quando assumirá a presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Ele fez a declaração em entrevista à BBC Brasil na qual destacou candidatos que contratam empresas para criarem páginas falsas virtuais, atacarem adversários e manipularem a opinião pública.
Fux afirmou que candidatos e campanhas que contratarem empresas para este objetivo serão investigados e “exemplarmente punidos”.
A menos de um ano das próximas eleições, a Justiça Eleitoral e o Ministério Público têm vários desafios nesse sentido.
Além das tarefas tradicionais de fiscalizar campanha antecipada, compra de voto e financiamento irregular, a internet se tornou uma das principais preocupações.
Como revelou uma investigação da BBC Brasil, que deu origem à série de reportagens Democracia Ciborgue, uma empresa com sede no Rio de Janeiro chamada Facemedia teria criado um “exército” de perfis falsos usado para manipular a opinião pública nas eleições de 2014 – o que ela nega.
Fonte: Uol Notícias
Foto: SCO/STF