Lula diz que acabou pesquisa de minério em terra indígena

O governo quer evitar que garimpeiros usem as pesquisas como justificativa para ampliar a atividade nos territĂ³rios

Pesquisa: em trĂªs meses, 38% aprovam governo Lula

Publicado em: 31/01/2023 Ă s 08:56 | Atualizado em: 31/01/2023 Ă s 16:32

O presidente Luiz InĂ¡cio Lula da Silva (PT) afirmou nesta segunda-feira (30) que o governo nĂ£o vai mais conceder novas autorizações para pesquisas minerais em Ă¡reas indĂ­genas.

O petista tambĂ©m voltou a afirmar que colocarĂ¡ fim ao garimpo ilegal em territĂ³rios indĂ­genas, como o dos IanomĂ¢mi – que vĂªm enfrentando uma grave crise de saĂºde em razĂ£o do avanço da atividade garimpeira.

Lula deu as declarações ao ser questionado sobre as medidas que o governo federal tomarĂ¡ para expulsar cerca de 20 mil garimpeiros que exploram florestas e rios onde vivem os indĂ­genas.

A pergunta foi feita durante coletiva de Lula com o chanceler da Alemanha, Olaf Scholz – apĂ³s encontro entre os dois no PalĂ¡cio do Planalto.

“Temos que parar com a brincadeira, nĂ£o terĂ¡ mais garimpo. O governo brasileiro vai tirar e acabar com qualquer garimpo a partir de agora. E nĂ£o vai haver mais, por parte da agĂªncia de minas e energia, autorizaĂ§Ă£o para alguĂ©m fazer pesquisa em qualquer Ă¡rea indĂ­gena”, disse Lula.

Lula, no entanto, nĂ£o deu um prazo para a retirada da exploraĂ§Ă£o irregular dos territĂ³rios indĂ­genas.

Com o fim das autorizações para pesquisa mineral em Ă¡reas indĂ­genas, o governo quer evitar que garimpeiros usem as pesquisas como justificativa para ampliar a atividade nos territĂ³rios.

Leia mais na matéria de Pedro Henrique Gomes e Vinícius Cassela no G1

Leia mais

IanomĂ¢mis: ministro do STF pede votaĂ§Ă£o do marco temporal

Foto: Marcelo Camrgo/AgĂªncia Brasil