Lula vai ao TSE pela liberdade de expressão de chamar Bolsonaro de genocida

A defesa de Bolsonaro disse que algumas expressões no discurso de Lula vão além do razoável

PoderData mostra Lula com 52% e Bolsonaro com 48%

Ednilson Maciel, da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 18/08/2022 às 17:11 | Atualizado em: 18/08/2022 às 17:11

O ex-presidente Lula da Silva (PT) recorreu hoje (18) ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pela liberdade de expressão de chamar o presidente Jair Bolsonaro (PL) de genocida.

É que o ministro Raul Araújo a remoção em redes sociais de vídeos em que o petista chama Bolsonaro de genocida.

Sobretudo, a defesa do presidente alega que “algumas expressões que têm sido usadas no discurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva vão além do razoável”.

Já os advogados de Lula, Cristiano Zanin, Eugênio Aragão e Angelo Ferraro, disseram:

“As falas de Lula estão protegidas pelo manto da liberdade de expressão, não se configuram como propaganda antecipada, não violam a legislação eleitoral, não ferem o princípio da paridade de armas, assim como não ofendem a honra e a imagem do atual presidente da República, sendo, ainda, penalmente atípicas”.

Dessa maneira, a manifestação do petista ocorre depois de a equipe jurídica do PL protocolar sete ações contra Lula por propaganda eleitoral antecipada.

Leia mais no Uol.

Leia mais

Fala de Lula chamando Bolsonaro de genocida é tirada do YouTube

Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula – Cleber Caetano/PR