MDB e PSDB negociam união inédita para desmontar Lula e Bolsonaro 

A eventual formação da federação partidária, vista como difícil, desmontaria a cabeça de chapa dos pré-candidatos dos dois partidos

mdb, psdb, uniao, lula, bolsonaro

Publicado em: 02/02/2022 às 17:00 | Atualizado em: 02/02/2022 às 17:00

Os presidentes do MDB, Baleia Rossi, e do PSDB, Bruno Araújo, iniciaram conversas pra unir os dois partidos em uma federação

blog da jornalista Natuza Nery, do G1, apurou que as tratativas começaram há três semanas e, nos últimos dias, mudaram de patamar, chegando à cúpula das duas legendas. 

Procurados, Araújo e Rossi confirmaram o início do diálogo. 

A união não é fácil, uma vez que os partidos precisarão seguir juntos por quatro anos, mas a avaliação interna é de que as duas siglas estão num mesmo campo político e que, juntas, conseguem alguma brecha para tentar furar o dueto de Lula e Bolsonaro. 

Os dois partidos têm pré-candidatos à presidência, Simone Tebet pelo MDB e João Doria pelo PSDB. A união, portanto, tiraria um desses dois nomes da cabeça de chapa. 

A federação também daria mais poder na formação do futuro Congresso Nacional, visto que, sozinhos, MDB e PSDB, não têm muita margem para eleger, cada um, mais de 30, 40 deputados. 

A partir de agora, ambos os dirigentes vão consultar suas bases para tentar a união. 

Fotomontagem: Poder360/reprodução 
 

Tags