MDB e PSDB negociam união inédita para desmontar Lula e Bolsonaro
A eventual formação da federação partidária, vista como difícil, desmontaria a cabeça de chapa dos pré-candidatos dos dois partidos

Publicado em: 02/02/2022 às 17:00 | Atualizado em: 02/02/2022 às 17:00
Os presidentes do MDB, Baleia Rossi, e do PSDB, Bruno Araújo, iniciaram conversas pra unir os dois partidos em uma federação.
O blog da jornalista Natuza Nery, do G1, apurou que as tratativas começaram há três semanas e, nos últimos dias, mudaram de patamar, chegando à cúpula das duas legendas.
Procurados, Araújo e Rossi confirmaram o início do diálogo.
A união não é fácil, uma vez que os partidos precisarão seguir juntos por quatro anos, mas a avaliação interna é de que as duas siglas estão num mesmo campo político e que, juntas, conseguem alguma brecha para tentar furar o dueto de Lula e Bolsonaro.
Os dois partidos têm pré-candidatos à presidência, Simone Tebet pelo MDB e João Doria pelo PSDB. A união, portanto, tiraria um desses dois nomes da cabeça de chapa.
A federação também daria mais poder na formação do futuro Congresso Nacional, visto que, sozinhos, MDB e PSDB, não têm muita margem para eleger, cada um, mais de 30, 40 deputados.
A partir de agora, ambos os dirigentes vão consultar suas bases para tentar a união.
Fotomontagem: Poder360/reprodução