MPF investiga uso de dinheiro público em sites alinhados a Bolsonaro

Também foi pedida investigação sobre eventual improbidade administrativa do secretário de Comunicação da Presidência da República, Fabio Wajngarten

Bolsonaro diz que projeto das fake news não tem futuro

Neuto Segundo

Publicado em: 22/05/2020 às 12:31 | Atualizado em: 22/05/2020 às 12:37

O Ministério Público Federal (MPF) solicitou nesta quinta-feira (21) uma investigação para garantir a transparência dos gastos com publicidade realizados pelo governo Jair Bolsonaro em campanhas publicitárias.

O MPF também pede investigação sobre eventual improbidade administrativa do secretário de Comunicação da Presidência da República, Fabio Wajngarten.

 

Leia mais 

Justiça suspende campanha publicitária de Bolsonaro contra isolamento

O MPF acusa Wajngarten e a Presidência de direcionarem dinheiro para sites ideológicos alinhados com o governo e de promoverem censura a veículos críticos ao governo, o que contraria a Constituição.

O pedido de investigação foi revelado pelo jornal O Estado de S.Paulo, que teve acesso à representação encaminhada pelo MPF à procuradoria da República do Distrito Federal, por meio da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC).

No documento, a PFDC cobra a adoção de providências para que a Secretaria de Comunicação (Secom) da Presidência se abstenha de selecionar anunciantes para veiculação de publicidade oficial “em razão de afinidades ideológicas”.

Também quer medidas que impeçam a retaliação, por parte do governo, a grupos de mídia críticos ao governo.

A PFDC pede ainda que a Secom seja impedida de realizar declarações, por meio de seus agentes, que caracterizem censura indireta,” inclusive ameaças de restrições na concessão de autorizações públicas e convocação de boicotes”.

A PFDC também defende a adoção de medidas judiciais para assegurar que o governo federal crie um site na internet para divulgar os gastos com publicidade oficial.

No documento, são apresentados diversos fatos que indicam a disposição do governo federal em utilizar recursos públicos destinados à publicidade oficial como forma de retaliação contra os que lhe parecem adversários e financiar outros que lhe são simpáticos.

 

Leia mais no Forum

 

Foto: Reprodução