MPF recomenda vacinação a todos os indígenas do AM em grupo prioritário
Ao menos 20 mil indígenas vivem na cidade de Manaus, grande parte deles nascidos em terras indígenas

Da Redação do BNC AMAZONAS
Publicado em: 18/02/2021 às 09:48 | Atualizado em: 18/02/2021 às 10:11
O Ministério Público Federal (MPF) recomenda a vacinação de todos os indígenas do Amazonas, e que sejam inseridos no grupo prioritário de vacinação contra o coronavírus (covid-19).
Assim como sejam incluídos os que vivem em contexto urbano ou em áreas não regularizadas, no prazo de cinco dias, conforme o G1.
Manaus, por exemplo, concentra população de indígenas migrantes venezuelanos do povo Warao, em serviços de acolhimento do município de Manaus.
O MPF enviou o documento ao Ministério da Saúde, à Secretaria de Vigilância em Saúde, ao Estado do Amazonas, à Fundação de Vigilância em Saúde e aos municípios do Amazonas.
Além disso, prevê a destinação de dose em quantidades adequada para atender ao público mencionado, de acordo com a Lei nº 14.021/2020, que inclui “indígenas que vivem fora das terras indígenas, em áreas urbanas ou rurais”.
Indígenas em Manaus
Segundo o MPF, estimativas da Coordenação dos Povos Indígenas de Manaus e Entorno (Copime) e da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab) apontam a existência de ao menos 20 mil indígenas vivendo na cidade de Manaus, grande parte deles nascidos em terras indígenas.
Com informações do G1.
Foto: Altemar Alcântara/Semcom