Dos municípios que mais emitem gases estufa no Brasil, sete estão na Amazônia

São Félix do Xingu, no Pará, é o município que mais emite no Brasil, com 29,7 milhões de toneladas brutas de CO2 equivalente

Municípios que mais emitem gases-estufa

Aguinaldo Rodrigues, da Redação do BNC AMAZONAS

Publicado em: 05/03/2021 às 07:05 | Atualizado em: 05/03/2021 às 09:04

Sete municípios na Amazônia são responsáveis por emitir gases estufa no Brasil, e têm no desmatamento a principal fonte de emissões.

Com isso, emitem juntos 172 milhões de toneladas brutas de CO2 equivalente, conforme informação do “Valor Econômico”.

Por outro lado, São Paulo, Rio de Janeiro e Serra, no Espírito Santo, são as três cidades que mais emitem no Brasil e estão fora da Amazônia.

Como resultado, os dez municípios que mais emitem gases-estufa no Brasil lançam à atmosfera o equivalente à emissão total do Peru ou da Bélgica.

Dessa maneira, o diagnóstico inédito é da primeira edição do Seeg municípios, do Observatório do Clima. As emissões foram feitas para os 5.570 municípios do país para o período 2000 a 2018.

Leia mais

Desmatamento em área de preservação na Amazônia cresceu 40%

Governo do Amazonas apura vazamento de óleo no rio Negro, na área da Ponta Negra

Município que mais emite

Assim como, São Félix do Xingu, no Pará, é o município que mais emite no Brasil, com 29,7 milhões de toneladas brutas de CO2 equivalente.

Atualmente, o desmatamento é o principal fator (25,44 milhões de toneladas brutas de CO2), seguido pela agropecuária. É o município com o maior rebanho do país.

Ao passo que, o quadro é pior para quem vive em Colniza, em Mato Grosso. É a sexta maior emissora do país e a maior per capita – 358 toneladas.

“É como se cada habitante do município tivesse mais de 300 carros rodando 20 quilômetros por dia”, diz nota enviada à imprensa.

A boa notícia

Agora, a boa notícia é que cidades amazônicas com muitas áreas protegidas têm grandes remoções de gases-estufa, o que reduz as emissões líquidas.

Então, o campeão de remoções é Altamira, o maior município do Brasil em área, que tem remoções de mais de 22 milhões de toneladas de CO2, e São Félix do Xingu tem remoções de 10 milhões de toneladas.

Acima de tudo, São Paulo lidera o setor de emissões por energia, com 12,4 milhões de toneladas, seguida por Manaus e Rio de Janeiro.

Leia mais no Valor Econômico.

Foto: Divulgação / Agência Brasil