Otto Alencar responsabiliza Campelo pelas mortes no Amazonas

O senador do PSD da Bahia, responsabilizou o ex-secretário de saúde amazonense porque ele não teria capacidade técnica para exercer o cargo. Marcellus Campelo é engenheiro e não um médico ou técnico da área

Mariane Veiga, da Redação do BNC Amazonas em Brasília

Publicado em: 15/06/2021 às 16:02 | Atualizado em: 16/06/2021 às 09:09

O senador Otto Alencar (PSD-BA) responsabilizou o ex-secretário de saúde do Amazonas, Marcellus Campelo, pelas mortes por covid-19 ocorridas no estado.

De acordo com a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), desde o início da pandemia até agora, há 393.875 casos de covid-19 em todo o estado com 13.149 óbitos.

Nas últimas 24 horas, foram confirmados 383 novos casos e 8 mortes causadas pelo coronavírus.

O principal motivo da responsabilização seria pelo fato de que Campelo não tem competência técnica para o cargo de secretário de saúde. Ele é engenheiro de profissão.

Otto Alencar comparou o mesmo caso de Marcellus Campelo com o do ex-ministro da saúde, Eduardo Pazuello, que é militar de carreira (general de Exército) e não tem nenhuma experiência com saúde.

Na intervenção feita nesta terça-feira (15), na CPI da covid, o senador baiano fez diversas perguntas relacionadas à medicina ao ex-secretário de saúde, como as fases da doença provocada pelo coronavírus e as medidas de contenção para evitar a entrada do vírus no estado.

“Um secretário de saúde que não sabe como fazer uma barreira sanitária para impedir a propagação da contaminação, não merece o cargo. O senhor é responsável pelas mortes ocorridas no seu estado”, declarou o senador Otto Alencar.

Leia mais

Sistema SUS do AM é custeado em 82% com recursos do estado, diz Campelo

Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado