Pazuello decide buscar vaga na Câmara dos Deputados em 2022

Nos últimos meses, o general vinha cogitando tentar uma candidatura ao Senado

Publicado em: 06/12/2021 às 08:12 | Atualizado em: 06/12/2021 às 08:12

Depois de um período de hesitação a respeito do rumo a tomar em 2022, Eduardo Pazuello bateu o martelo.

O general da ativa e ex-ministro da Saúde comunicou a auxiliares e aliados que vai se candidatar a deputado federal pelo Rio de Janeiro. 

O partido deve ser o PL, mas ele não pretende se filiar agora. Só depois de passar para a reserva, o que ele deve fazer entre janeiro e março do ano que vem, é que o general de três estrelas sairá em campanha. 

Nos últimos meses, Pazuello vinha cogitando tentar uma candidatura ao Senado.

Mas as últimas pesquisas mostrando o vice-presidente Hamilton Mourão bem colocado para o governo do Rio, com 17% das preferências, o levaram a concluir que não há espaço para os dois numa disputa para o Senado. 

Outro fator importante na decisão de Pazuello foi o acordo firmado entre Mourão e o atual governador, Cláudio Castro (PL), para buscar uma composição de forças em 2022.

Como Castro já anunciou que vai se candidatar à reeleição, caberia a Mourão tentar uma vaga no Senado. 

Não é uma composição fácil, uma vez que o PL de Claudio Castro e agora de Bolsonaro já vai lançar Romário para o Senado. Mas, estando bem nas pesquisas, Mourão tem muito mais força do que Pazuello. 

Além disso, os líderes do partido não estão exatamente empolgados com a eventual filiação do ex-ministro da Saúde na legenda, porque acham que ele tem pouca viabilidade eleitoral. 

Leia mais em O Globo

Leia mais

Pazuello ainda é opção de Bolsonaro a disputar Senado pelo AM

Foto: Agência Senado