PGR volta a pedir arquivamento do caso dos atos antidemocráticos

O novo parecer foi enviado pela PGR por determinação do ministro Alexandre de Moraes, relator do caso. O primeiro pedido de arquivamento ocorreu no início deste mês

pgr, arquivamento, atos, antidemocraticos

Publicado em: 17/06/2021 às 23:52 | Atualizado em: 17/06/2021 às 23:52

A PGR (Procuradoria-Geral da República) reiterou, nesta quinta-feira (17), ao Supremo Tribunal Federal (STF) o pedido de arquivamento das investigações de deputados bolsonaristas no inquérito que investiga o financiamento e a organização de atos antidemocráticos. 

Em manifestação ao STF, o vice-procurador-geral da República, Humberto Jacques de Medeiros (foto), afirmou que “não se pode prolongar investigações sabidamente infrutíferas, apenas por motivações como a de que, talvez, em algum momento indefinido no tempo, possam vir a surgir indícios contra os investigados, ou, ainda, como forma de se evitar que esses mesmos agentes voltem a delinquir”. 

O novo parecer foi enviado pela PGR por determinação do ministro Alexandre de Moraes, relator do caso.

O mesmo pedido já havia sido formulado pela PGR no último dia 4. 

Moraes requereu esclarecimentos sobre o pedido de arquivamento antes de decidir sobre a continuidade ou não das investigações que envolvem os parlamentares. Isso porque a Polícia Federal propôs aprofundar linhas de investigação sobre o caso.

Leia mais:

Investigadores ouvidos pela TV Globo classificaram o pedido de arquivamento como prematuro porque ainda existem fatos a serem apurados, que podem atingir autoridades com foro no STF. 

A PGR, no entanto, defende que as apurações sigam na primeira instância da Justiça sob o argumento de que não há conexão clara com pessoas com foro privilegiado.

Leia mais no G1

Foto: STJ/Ascom/divulgação