PGR diz que Bolsonaro pode, sim, decidir sobre isolamento
PGR se referiu à prevenção ao coronavírus em manifestação nesta segunda-feira (13).

Aguinaldo Rodrigues
Publicado em: 13/04/2020 às 15:45 | Atualizado em: 13/04/2020 às 15:57
A PGR (Procuradoria-Geral da República) informou que o presidente Jair Bolsonaro tem direito de decidir sobre isolamento.
Segundo o procurador-geral Augusto Aras (foto), no momento oportuno o presidente pode decidir para maior ou menor o distanciamento.
Precisamente, Aras se referiu à prevenção ao coronavírus em manifestação nesta segunda-feira (13). Há referência também contrária à posição do Supremo Tribunal Federal (STF).
De acordo com a publicação da IstoÉ, Aras diz que o mundo passa por uma “crise sem precedentes”, repleta de “incertezas”.
Por isso, não é possível avaliar hoje, com precisão, se a estratégia de limitar a circulação de pessoas tem eficácia.
Entretanto, Bolsonaro tem travado um cabo de guerra com governadores, desde março, por causa dos efeitos da quarentena na economia.
Por exemplo, na semana passada, ele chegou a dizer que a economia vai para o “beleléu”, neste ano, por causa da pandemia. A afirmação foi feita em reunião com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.
Outrossim, Aras escreveu: “As incertezas que cercam o enfrentamento, por todos os países, da epidemia de covid-19 não permitem um juízo seguro”.
Segundo ele, um juízo seguro “quanto ao acerto ou desacerto de maior ou menor medida de isolamento social”.
Em seguida completou: “(É) certo que dependem de diversos cenários não só faticamente instáveis, mas geograficamente distintos” para o enfrentamento.
Leia mais na IstoÉ
Foto: José Cruz/Ar/arquivo