PolĂticos reagem Ă decisĂ£o do STF anular condenações de Lula
De acordo com Fachin. os processos do ex-presidente relacionados Ă Lava Jato deverĂ£o ser analisados pela Justiça Federal do Distrito Federal

Publicado em: 08/03/2021 Ă s 19:10 | Atualizado em: 08/03/2021 Ă s 19:10
PolĂticos reagiram nas redes sociais, na tarde desta segunda-feira (8), para comentar a anulaĂ§Ă£o das condenações do ex-presidente Luiz InĂ¡cio Lula da Silva na Justiça Federal no ParanĂ¡, relacionadas Ă s investigações da operaĂ§Ă£o Lava Jato.
De acordo com reportagem do UOL, a decisĂ£o monocrĂ¡tica tomada pelo ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), na prĂ¡tica, restabelece os direitos polĂticos de Lula.
Ou seja, se Lula nĂ£o sofrer condenações em segunda instĂ¢ncia novamente, atĂ© a eleiĂ§Ă£o de 2022, poderĂ¡ concorrer Ă PresidĂªncia da RepĂºblica.Â
A decisĂ£o de Fachin, relator da Lava Jato no STF, foi tomada a partir de um recurso da defesa do ex-presidente.
O ministro apontou que a 13ª Vara Federal de Curitiba, que era conduzida pelo entĂ£o juiz federal SĂ©rgio Moro, nĂ£o era o “juiz natural” dos casos.
ApĂ³s a decisĂ£o, os processos do ex-presidente relacionados Ă Lava Jato deverĂ£o ser analisados pela Justiça Federal do Distrito Federal. No DF, serĂ¡ avaliado se os atos nos trĂªs processos podem ser validados ou reaproveitados.
Na tarde desta segunda, a decisĂ£o do ministro do STF causou grande repercussĂ£o em todo o paĂs.
Leia mais:
Petistas se animam com Lula livre para encarar Bolsonaro em 2022
PGR se prepara a recorrer contra decisĂ£o de Fachin inocentar Lula
Nas redes sociais, polĂticos se manifestaram sobre o assunto.
O presidente da CĂ¢mara dos Deputados, Arthur Lira (foto), escreveu que sua “maior dĂºvida” Ă© se a decisĂ£o monocrĂ¡tica (tomada por apenas um ministro) de Fachin “foi para absolver Lula ou Moro”. Ele completou: “Lula pode atĂ© merecer. Moro, jamais!”.
Em entrevista ao site O Antagonista, JoĂ£o AmoĂªdo (Novo), ex-candidato Ă PresidĂªncia da RepĂºblica, classificou como absurdo “que todas as decisões sejam revertidas depois de quase quatro anos”.
Ainda Ă plataforma, AmoĂªdo afirmou que a decisĂ£o de Fachin representa recursos pĂºblicos desperdiçados, insegurança jurĂdica e favorece “basicamente Lula e Bolsonaro”.
Em seu perfil no Twitter, ao compartilhar a declaraĂ§Ă£o, AmoĂªdo comentou novamente sobre a decisĂ£o de Fachin. “A impunidade vai avançando”, escreveu.
PossĂvel candidato Ă s eleições presidenciais de 2022, apĂ³s desistir da disputa em 2018, o apresentador Luciano Huck tambĂ©m se pronunciou sobre a decisĂ£o do STF.
“No Brasil, o futuro Ă© duvidoso e o passado Ă© incerto. Na democracia, a Corte Suprema tem a Ăºltima palavra na Justiça. É respeitar a decisĂ£o do STF e refletir com equilĂbrio sobre o momento e o que vem pela frente. Mas uma coisa Ă© fato: figurinha repetida nĂ£o completa Ă¡lbum”.
ZambelliÂ
JĂ¡ a deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP) disse que Fachin anula condenações do “cachaceiro”, relacionadas Ă OperaĂ§Ă£o Lava Jato. “Com a decisĂ£o, o ex-presidiĂ¡rio recupera os direitos polĂticos e volta a ser elegĂvel”.
Foto:Â LuĂs Macedo/CĂ¢mara dos Deputados