A sina de 24 prefeitos que nĂ£o chegaram a assumir cargos
TrĂªs morreram e 21 foram impedidos pela Justiça, com interinos assumindo temporariamente.

Publicado em: 02/01/2025 Ă s 17:06 | Atualizado em: 02/01/2025 Ă s 17:06
Ao menos 24 candidatos mais votados nas eleições municipais de outubro de 2024 nĂ£o assumiram seus cargos no dia 1º de janeiro de 2025. TrĂªs prefeitos eleitos – de Arroio dos Ratos (RS), Augusto Pestana (RS) e CabreĂºva (SP) – faleceram de causas naturais apĂ³s o pleito, levando os vice-prefeitos a tomarem posse.
Em outras 21 cidades, questões judiciais impediram a posse dos eleitos.
Um exemplo marcante Ă© o de Santa QuitĂ©ria (CE), onde JosĂ© Braga Barrozo (PSB) foi preso horas antes da cerimĂ´nia de posse, acusado de vĂnculos com uma facĂ§Ă£o criminosa que teria influenciado sua campanha. JĂ¡ em ChorĂ³ (CE), o mais votado, Bebeto Queiroz (PSB), tambĂ©m teve a posse suspensa e Ă© considerado foragido da Justiça, acusado de crimes eleitorais.
Leia mais
Adail Pinheiro anuncia na posse uma Coari ‘mais justa e prĂ³spera’
Nesses casos, a presidĂªncia das cĂ¢maras municipais assumiu o comando interino das prefeituras. Os vereadores permanecerĂ£o na posiĂ§Ă£o atĂ© que a Justiça defina a situaĂ§Ă£o dos eleitos ou convoque novas eleições. A instabilidade gerada por esses episĂ³dios destaca a importĂ¢ncia de processos eleitorais transparentes e rigorosos.
Veja mais detalhes
Morte do prefeito eleito
Barrados pela Justiça
Leia mais no g1