Relator do orçamento rebate críticas às emendas bilionárias 

O relator-geral do orçamento, Domingos Neto (PSD-CE), diz que falta conhecimento técnico aos críticos.

relator, orcamento, criticas, emendas

Publicado em: 13/03/2020 às 18:55 | Atualizado em: 13/03/2020 às 18:55

O relator-geral do orçamento para 2020, deputado Domingos Neto (PSD-CE), rebateu as críticas que vem recebendo sobre emendas bilionárias que apresentou na CMO. No entanto, Neto (foto) atribuiu as críticas à falta de conhecimento técnico.

No total, ao remanejar receitas e despesas a fim de consolidar o orçamento, o relator-geral precisou fazer emendas que somaram R$ 30,1 bilhões. 

Parte desse montante (R$ 9,6 bilhões) deve ser transformado em despesas discricionárias do Poder Executivo. Ou seja: há um acordo para manutenção de veto presidencial às emendas impositivas do relator e de comissões do Congresso.  

 O acordo ainda regulamenta as emendas impositivas. 

Um grupo de deputados e senadores é contrário ao acordo. Esses parlamentares argumentam, entre outros pontos, que há concentração de poder de Neto. 

Ao rebater, Domingos Neto disse, na quarta-feira (12), que o Orçamento foi sancionado sem vetos. Ressaltou, entretanto,  que “o parecer expressou a vontade da maioria do parlamento”. 

Nesta semana, o deputado Dagoberto Nogueira (PDT-MS) se manifestou na Comissão Mista de Orçamento (CMO). Em tom de desabafo, ele disse que as emendas do relator interessam ao governo.  

Leia mais na Agência Senado 

 

Foto: Pablo Valadares/Agência Câmara