Rio cancela carnaval de rua, mas maioria das capitais não se decide

Somente quatro capitais (São Paulo, Rio, Maceió e Campo Grande) confirmaram a programação de carnaval, que pode ser cancelada caso a covid-19 avance

Rio cancela carnaval de rua, mas maioria das capitais não se decide

Diamantino Junior

Publicado em: 04/01/2022 às 19:17 | Atualizado em: 04/01/2022 às 19:19

Ainda não será neste ano que o carnaval, cuja festa que deve ocorrer de sexta, 25 de fevereiro, a 1º de março, será promovido aos moldes tradicionais. Pelo segundo ano consecutivo, após a OMS declarar a pandemia da covid-19, em 11 de março de 2020, muitos blocos de carnaval, desfiles e outros festejos estão sendo cancelados ou sem definição se irão ocorrer ou não.

Até o momento, os desfiles das escolas de samba do Rio e de São Paulo estão confirmados, mas a prefeitura do Rio cancelou o carnaval de rua nesta terça-feira (4).

Somente quatro capitais (São Paulo, Rio, Maceió e Campo Grande) confirmaram a programação da folia, que pode ser cancelada caso os índices de contaminação e mortes por covid aumentem nos próximos dias.

Além disso, os próprios artistas e blocos estão cancelando sua programação. Em São Paulo, 28 blocos cancelaram a participação na festa de rua da capital em 2022, entre eles estão os das cantoras Daniela Mercury (Pipoca da Rainha) e Gloria Groove (Bloco das Gloriosas), a produtora de funk Kondzilla (Bloco do Kondzilla) e o ator e cantor Tiago Abravanel (Bloco do Abrava).

Leia mais

Segunda onda da covid em Manaus é argumento contra carnaval

Na capital paulista, a autorização definitiva para a realização do carnaval de rua em 2022 está condicionada à liberação pela Coordenadoria de Vigilância em Saúde de São Paulo (Covisa).

Às vésperas do Natal, o governador da Bahia cancelou o carnaval no estado, e Salvador, um dos destinos mais tradicionais do país, não terá programação oficial.

Em Pernambuco, o tradicional bloco carnavalesco “Eu Acho é Pouco”, fundado há 44 anos, anunciou que não vai desfilar no carnaval deste ano. Pelo menos 70 cidades do estado cancelaram o carnaval.

No interior de outros estados, destinos tradicionais também estão cancelando a festa. Em 15 de dezembro, Ouro Preto (MG) oficializou cancelamento do carnaval e proibiu eventos e festas em ruas, repúblicas e sítios.

Os outros 29 municípios que fazem parte da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais também decidiram, por unanimidade, não promover o carnaval em 2022.

Em SP, São Luís do Paraitinga e outras cidades do estado também cancelaram a folia.

Leia mais no g1

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil