Senador vai ao STF após Ministério da Saúde defender uso do kit covid
Hélio Angotti Neto viabilizou uma viagem de médicos a Manaus (AM) para que eles pressionassem profissionais locais a receitar cloroquina

Ednilson Maciel, da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 23/01/2022 às 11:46 | Atualizado em: 23/01/2022 às 11:48
O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) vai acionar o Supremo Tribunal Federal (STF) contra o Ministério da Saúde e o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do órgão, Hélio Angotti Neto (foto), que defende o uso do kit covid.
Ao Metrópoles, o senador confirmou que pretende entrar com uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF). Além de uma notícia-crime contra o secretário no STF na segunda-feira (24).
Sobretudo, Hélio Angotti é o responsável por vetar a análise negativa sobre tratamento de covid-19.
O estudo foi feito pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias ao Sistema Único de Saúde (SUS), a Conitec.
Ou seja, quatro pesquisas elaboradas pela comissão, encomendadas pelo ministro da Saúde, foram desaprovadas pelo secretário.
Entre os documentos vetados, por exemplo, está o estudo Diretrizes Brasileiras para Tratamento Medicamentoso Ambulatorial do Paciente com covid.
Em suma, o estudo rejeita o uso do chamado kit covid em pacientes que estão em tratamento ambulatorial e deveria servir como orientação aos médicos brasileiros.
A princípio, ao MPF, o secretário disse que viabilizou uma viagem de médicos a Manaus (AM) para que eles pressionassem profissionais locais a receitar cloroquina.
Leia mais no Metrópoles.
Leia mais
Ministério da Saúde admite que vacina não é segura; hidroxi, sim
Foto: Divulgação/gov