Senadores ameaçam ir ao STF pelo impeachment de ministro chanceler

O texto a ser enviado ao STF aponta que a gestão de Ernesto Araújo isolou o Brasil no cenário internacional

Publicado em: 29/03/2021 às 09:56 | Atualizado em: 29/03/2021 às 10:19

Os senadores Alessandro Vieira (Cidadania-SE) e Randolfe Rodrigues (Rede-AP) vão enviar para o Supremo Tribunal Federal (STF) um pedido pelo impeachment do ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo.

De acordo com Randolfe, mais senadores vão subscrever o pedido.

“Esse pedido de impeachment do chanceler Ernesto Araújo será apresentado junto ao STF. É a instituição que tem a competência para julgar crimes de responsabilidade de ministros de Estado. Vários senadores já estão subscrevendo esse pedido, diante da gravidade dos atos de Ernesto Araújo”, disse o senador.

A pressão do meio político para Ernesto deixar o cargo cresce a cada dia.

Leia mais

Vice da Câmara repudia ataque de Ernesto Araújo ao parlamento

No Congresso, a visão é de que o ministro falha na articulação para trazer vacinas contra a covid-19 para o Brasil, mas não só isso.

A postura dele de embate com países como a China é considerada prejudicial para as exportações brasileiras e para o investimento estrangeiro no país.

“No Brasil, o atual chanceler não só não atuou diligentemente para representar o país nos fóruns internacionais em que era necessário o seu empenho para conseguir referidas vacinas e insumos na quantidade e tempo desejados, como criou obstáculos com um importante parceiro fornecedor. A China, aliada do Instituto Butantan na produção da CoronaVac, foi objeto de críticas e ironias dirigidas pelo denunciado, que não cansou de se referir à Covid-19 como ‘comunavírus’ e ‘vírus chinês'”, afirmam os senadores no pedido.

O texto a ser enviado ao STF aponta ainda que a gestão de Ernesto isolou o Brasil no cenário internacional.

Leia mais no blog de Gerson Camarotti, no G1.

Foto: Valter Campanato/ABr