Starlink avança no plano de internet via satélite para celular

Empresa de Musk amplia rede de satélites.

A fĂ£ de Hitler e Ă­dolo de Bolsonaro, Musk faz ataque transfĂ³bico Ă  filha

Publicado em: 29/11/2024 Ă s 10:11 | Atualizado em: 29/11/2024 Ă s 12:07

A Starlink, empresa de satĂ©lites de Elon Musk, acaba de conquistar uma autorizaĂ§Ă£o crucial da ComissĂ£o Federal de Comunicações (FCC) para expandir sua rede de conectividade.

Com isso, a Starlink poderĂ¡ fornecer sinal de celular em Ă¡reas sem cobertura tradicional, levando comunicaĂ§Ă£o a locais isolados nos Estados Unidos.

AlĂ©m disso, essa nova cobertura, chamada Cobertura Suplementar do Espaço (SCS), atenderĂ¡ regiões remotas, como o Alasca e Porto Rico. A parceria com a T-Mobile Ă© fundamental para essa expansĂ£o.

De fato, os satĂ©lites de segunda geraĂ§Ă£o da Starlink operam em frequĂªncias especĂ­ficas, garantindo cobertura em todo o territĂ³rio continental dos EUA, incluindo Ă¡reas de difĂ­cil acesso.

AlĂ©m de melhorar a conectividade, a cobertura serĂ¡ crucial em emergĂªncias, permitindo chamadas ao 911 e envio de mensagens, mesmo em Ă¡reas sem sinal.

Em situações como os furacões Helene e Milton, a Starlink demonstrou sua importĂ¢ncia, garantindo que as vĂ­timas de desastres naturais mantivessem contato com os serviços de emergĂªncia.

No entanto, embora a aprovaĂ§Ă£o seja um marco, a FCC impĂ´s algumas restrições, e partes do pedido da Starlink ainda aguardam anĂ¡lise, deixando o futuro do projeto em aberto.

Ademais, a expansĂ£o internacional tambĂ©m dependerĂ¡ da aprovaĂ§Ă£o de governos locais, e a Starlink terĂ¡ que seguir normas especĂ­ficas de frequĂªncias para operar em outros paĂ­ses.

Musk comemora o retorno do X ao topo dos aplicativos no Brasil

Leia na Ă­ntegra no CPG.

Foto: divulgaĂ§Ă£o.