STF marca julgamento do deputado Daniel Silveira

Silveira, aliado do presidente Jair Bolsonaro, é rĂ©u no Supremo por estimular atos antidemocrĂ¡ticos e atacar instituições

Publicado em: 30/03/2022 Ă s 18:19 | Atualizado em: 30/03/2022 Ă s 18:19

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, marcou para o dia 20 de abril o julgamento da aĂ§Ă£o penal do deputado federal Daniel Silveira (UniĂ£o Brasil-RJ).

Silveira, aliado do presidente Jair Bolsonaro, é rĂ©u no Supremo por estimular atos antidemocrĂ¡ticos e atacar instituições. 

Ele chegou a ser preso por divulgar um vĂ­deo com ameaças a ministros do Supremo, mas foi liberado em novembro do ano passado com a condiĂ§Ă£o de nĂ£o se comunicar com outros investigados e ficar fora das redes sociais.

A definiĂ§Ă£o da data do julgamento ocorre em meio Ă  resistĂªncia de Silveira em acatar a decisĂ£o do ministro Alexandre de Moraes, do STF, que mandou o deputado colocar tornozeleira eletrĂ´nica para ser monitorado.

Nesta terça-feira (29), Silveira disse que nĂ£o vai cumprir a decisĂ£o e se fechou em seu gabinete, na CĂ¢mara dos Deputados, na esperança de que a polĂ­cia nĂ£o entre no Congresso. Entre os parlamentares, hĂ¡ o entendimento de que a Casa Ă© inviolĂ¡vel.

Moraes afirmou que a polĂ­cia pode entrar na CĂ¢mara, se necessĂ¡rio, e nem precisa notificar a Casa, porque a colocaĂ§Ă£o da tornozeleira nĂ£o atrapalha o exercĂ­cio do mandato do parlamentar.

Silveira dormiu em seu gabinete e, até o início da tarde, continuava fechado no local.

Leia mais no G1

Leia mais

Caso Daniel Silveira: Alberto Neto levanta tom contra ministro do STF

Foto: DivulgaĂ§Ă£o/AgĂªncia CĂ¢mara