Venezuela: Lula nĂ£o reconhece eleiĂ§Ă£o de Maduro
O presidente disse que sĂ³ reconhecerĂ¡ a vitĂ³ria do aliado apĂ³s o fim da investigaĂ§Ă£o pela Sala Eleitoral do TSJ venezuelano

Publicado em: 15/08/2024 Ă s 13:19 | Atualizado em: 15/08/2024 Ă s 13:19
O presidente Lula da Silva (PT) afirmou, nesta quinta-feira (15), que nĂ£o reconhece a vitĂ³ria de NicolĂ¡s Maduro na Venezuela e sugeriu a possibilidade de novas eleições.
Maduro anunciou sucesso na reeleiĂ§Ă£o apĂ³s um resultado controverso, contestado pela oposiĂ§Ă£o e pela ONU (OrganizaĂ§Ă£o das Nações Unidas). O ditador venezuelano demorou para divulgar as atas eleitorais, entregues ao TSJ (Tribunal Supremo de Justiça) do paĂs, por alegar hackeamento do sistema durante a apuraĂ§Ă£o.
Lula disse que sĂ³ reconhecerĂ¡ a vitĂ³ria do aliado apĂ³s o fim da investigaĂ§Ă£o pela Sala Eleitoral do TSJ venezuelano.
“Ainda nĂ£o [reconheço o resultado]. Ele sabe que estĂ¡ devendo uma explicações para a sociedade, para o mundo. Ele sabe disso”, disse Lula, em entrevista a uma rĂ¡dio do ParanĂ¡.
“Eu quero o resultado, se tiver, vamos tratar [de reconhecer]”, disse Lula. “Tem que apresentar os dados, por algo confiĂ¡vel, o Conselho Nacional [Eleitoral], que tem gente da oposiĂ§Ă£o, poderia ser [o fiador], mas ele mandou pra Suprema Corte dele. NĂ£o posso julgar a Justiça de outro paĂs.”
Lula disse que o resultado foi apresentado por Maduro entre “confusões”. “O que eu que quero que as pessoas respeitem o que acontece nesse paĂs? Disse que era importante que a gente tenha alguĂ©m para analisar as atas das eleições”, afirmou Lula.
“NĂ£o quero me comportar de forma apaixonada e precipitada, quero resultados.”
Leia mais no UOL
Leia mais
Venezuelanos acompanham em Manaus clima tenso com eleiĂ§Ă£o de Maduro
Foto: Marcelo Camargo/AgĂªncia Brasil