Votos do eleitor do Centro-Oeste e Norte vão ser mais que os do Sul

Publicado em: 05/02/2018 às 07:38 | Atualizado em: 12/05/2018 às 22:29
As eleições de 2018 podem, pela primeira vez, ver o número de votos do eleitor das regiões Norte e Centro-Oeste superar os da região Sul.
E o Norte se destaca mais nesse crescimento de eleitor, com cinco estados ocupando as primeiras posições no ranking nacional. O Amazonas é o quarto.
Ao lado do Centro-Oestes, o Norte apresentou crescimento populacional mais acelerado nos últimos anos, segundo projeção do Estadão Dados, e a virada histórica no tabuleiro eleitoral acontece agora ou logo nos pleitos seguintes.
A tendência de virada se deve a uma combinação de fatores: as partes de cima e da esquerda do mapa brasileiro têm maiores taxas de natalidade e recebem mais migrantes.
Já os estados do Sul passam por um processo mais rápido de envelhecimento da população, o que se traduz em maior abstenção, já que o voto deixa de ser obrigatório para quem tem mais de 70 anos.
Em números absolutos, a vantagem do Sul sobre o Norte-Centro-Oeste caiu de 3,5 milhões de eleitores em 1998 para apenas 600 mil em 2014.
Leia o estudo completo no Estadão Dados.
Foto: Reprodução/Estadão